Cláudia Bassoaldo é professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria há mais de 30 anos. Conta que é apaixonada pela docência, com foco especial nas modalidades de Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos.
É Pedagoga de formação, especialista em Psicopedagogia e Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens pela UFN. Hoje, atua na Gestão da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paim de Oliveira, uma Escola do Campo localizada no Alto das Palmeiras - distrito de São Valentim.
A Escola tem sua proposta pedagógica ancorada nos princípios da Escola Núcleo, da PEA Unesco e da Alternância Formativa, os quais buscam garantir a equidade, a igualdade de oportunidades face ao direito à educação para estudantes do/no campo, com qualidade.
Além disso, está constante movimento, busca valorizar e evidenciar a comunidade na qual está inserida, respeitando as especificidades do contexto rural, bem como a pluralidade sociocultural dos sujeitos que ali residem. Assim, a partir da proposta pedagógica “Vivenciando o Ser, Saber e Fazer do Campo através da Educação para o desenvolvimento Sustentável”, que pauta as ações, desenvolve-se em inúmeras iniciativas que visam contribuir para a qualificação e potencialização dos processos de ensino e aprendizagem.
A metodologia adotada gera resultados satisfatórios. A nota do Ideb 2021 da EMEF José Paim de Oliveira foi 5.6, enquanto a média santa-mariense foi 5.1 e a nacional 4.8. O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).
Em virtude do aniversário de Santa Maria, Cláudia destaca que, no livro de sua vida, Santa Maria, com certeza, ocupa grande parte dos capítulos.
- O primeiro e marcante capítulo foi a minha chegada em Santa Maria. Filha de mãe professora e pai ferroviário, eu e minhas irmãs desembarcamos na Estação Férrea, numa noite fria, na década de 1980. De lá pra cá, muitos capítulos foram sendo escritos. A conclusão do Ensino Médio, o ingresso na faculdade, a formatura, o casamento, o concurso público para professora da escola rural, o nascimento dos filhos, da neta e por aí vai... até chegar aos dias de hoje. E, vejam só, atuando ainda, numa escola rural - conclui Cláudia.
O exemplo de Cláudia é um dentre os profissionais da educação que vislumbram no ensino uma forma de transformação tanto para si como para os ao seu redor. Seu impacto à frente da EMEF José Paim de Oliveira tem gerado inúmeros frutos, seja no âmbito mais objetivo de notas e avaliações, como no subjetivo ao integrar o contexto rural na educação.
Conheça a história de outras pessoas que levam Santa Maria no coração:
- Dartagnan Luiz Agostini e a defesa da educação
- Rusha, semeando saberes ancestrais
- National Dog: Santa Maria, a cidade do Xis
- Beto Pires, Santa Maria, a canção do coração
- Érico Flores, representando Santa Maria ao redor do mundo
- Amanda, capítulos entrelaçados
- Enéias Tavares, Santa Maria como inspiração
- Robson Centurião: paixão pelo futebol e por Santa Maria
- Jean-Pierre, uma vida dedicada ao esporte santa-mariense
- Denise Ribeiro não é santa-mariense, mas considera a cidade seu lugar no mundo
- Sonia chegou a cidade já adulta, mas viveu os momentos mais marcantes aqui
- Debora Irineu Gasparetto: "Sou uma santa-mariense apaixonada por minha cidade"